CORPO

18/11/2013
Relaxamento vapt-vupt

Se você parar e reparar, posso apostar que vai encontrar algum ponto de tensão muscular em suas costas ou ombros. Acertei? A maioria das pessoas acaba contraindo desnecessariamente os músculos do corpo ao longo do dia em função do estresse, provocando dores musculares, dor de cabeça e até problemas na mandíbula! Por isso, já que não podemos eliminar as fontes de estresse da nossa vida, que tal pelo menos relaxar os músculos um pouquinho?

Terminar um dia de trabalho com dores de cabeça pode ser evitado se você gastar alguns minutinhos para desfazer os pontos de tensão. Encontre um local confortável. Pode ser a sua cadeira de trabalho, o banco do carro ou onde mais você quiser.

Feche os olhos. Comece respirando bem devagar. Encha os pulmões de ar e solte lentamente. Agora direcione a sua atenção para as suas pernas. Ao inspirar, contraia os músculos das suas pernas (isso mesmo, contraia!). Ao esvaziar os pulmões, relaxe completamente os músculos das pernas. Solte bem. Repita cada movimento três vezes, sempre contraindo enquanto inspira e relaxando os músculos enquanto solta o ar. Tente não movimentar mais as pernas.

Em seguida vamos fazer a mesma coisa com os músculos da barriga. Inspire contraindo e expire distendendo a musculatura três vezes, bem devagar. Não mexa mais. Passemos aos braços: contraia e relaxe, repirando devagar, três vezes. Deixe os braços caírem, pesados, sobre a cadeira. Agora contraia e relaxe os ombros, levantando como se fosse encostá-los em suas orelhas. Essa é uma região bem importante.

Para relaxar o pescoço, force-o delicadamente contra o encosto da cadeira enquanto inspira e depois relaxe, soltando todo o ar dos pulmões, devagar, três vezes. Tente não mexer mais nada do pescoço para baixo. Agora vamos relaxar a mandíbula. Aperte bem a boca, trancando os dentes e relaxe enquanto expira, três vezes. Por último, aperte os olhos fechados e franza a testa. Relaxe os músculo dos olhos e da testa quando soltar o ar.

Não mexa mais nada. Tente ficar assim um pouco, relaxando e prestando atenção na sensação boa que o relaxamento gera. Observe o ar entrando e saindo dos pulmões. Aos poucos, abra os olhos e vá mexendo o corpo, devagar. Olhe o relógio. Garanto que você não gastou quinze minutos fazendo esse exercício!

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).






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COMENTÁRIOS
Beleza !
Por: Luisa maria moraes Sardinha - Em: 06/02/2014 - 23:51:45
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