CORPO

19/02/2013
Dieta combina com restaurante?

Comer fora normalmente é mais do que simplesmente fazer uma refeição, não é mesmo? Tem a ver com desfrutar da companhia de pessoas queridas, ficar mais tempo em volta da mesa, comer alimentos especialmente preparados para serem deliciosos, talvez até bebidas alcoólicas...

Como manter a dieta sem abrir mão desses momentos? A palavra chave aqui é planejamento... e um pouco de prática. Vamos a algumas dicas:

1) Escolha um restaurante que sirva comidas apropriadas ao seu plano alimentar. Nada de fast-food!

2) Escolha um dia apropriado: se você quer ir a um restaurante, evite fazê-lo quando estiver com pressa ou estressado. Tente comer mais cedo do que o habitual, para fazer a refeição fora sentindo um pouco menos de fome

3) Vá com alguém que não vai ficar insistindo para você comer mais do que deveria. Quem sabe um amigo que também esteja de dieta?

4) Planeje antecipadamente o que vai comer. Sinta-se à vontade para incluir 25% a mais de calorias do que o normal. Hoje é dia de festa, não é mesmo?.

5) Pense antecipadamente sobre os pensamentos que te convencem a comer mais do que deveria (“É só hoje”, “Está todo mundo comendo”, “Vou aproveitar bem porque o rodízio é caro” etc) e formule estratégias para combatê-los antes de sair de casa. Se for preciso, escreva suas estratégias como um lembrete no celular e programe para tocar no meio do jantar.

6) Se o prato for maior do que você deveria comer, separe a quantidade que vai comer antes de começar. Se for preciso, peça um prato auxiliar e sirva-se conforme o seu plano.

7) Ao terminar, posicione os talheres como quem está satisfeito ou peça para o garçom retirar o seu prato.

8) Ao voltar para casa, avalie o que deu certo e o que precisa melhorar. Anote para se lembrar da próxima vez.

9) Se tudo correu bem, mas você terminou a noite frustrado porque não conseguiu comer tudo o que queria, avalie seus pensamentos sabotadores. Anote as conclusões desta reflexão.

Dra. Aline Sardinha: Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146)








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