CORPO

16/12/2013
Mantendo uma rotina de exercícios físicos

Atire a primeira pedra quem nunca pagou a academia e faltou a maior parte dos dias! Quantas pessoas você conhece que planejaram uma rotina de exercícios físicos e conseguiram cumprir o plano sem maiores sacrifícios? Mudar hábitos não é fácil para a maioria das pessoas. A boa notícia é que não é impossível. Na verdade, pode até se tornar mais fácil se ficarmos atentos aos obstáculos que aparecem e à forma como lidamos com eles.

Obstáculos podem ser de ordem prática, como tarefas e compromissos urgentes que aparecem e nos impedem de manter a rotina, mudanças climáticas, barreiras financeiras etc. Entretanto, os obstáculos práticos podem ser facilmente contornados se não nos deixarmos abater pelas barreiras psicológicas que os acompanham. Imagine que fazer exercícios é uma daquelas tarefas que você categoriza como coisas para as quais você não tem escolha. Quer um exemplo? Tomar banho.

Por mais imprevistos que ocorram em sua vida, cedo ou tarde você encontra um tempinho para tomar banho, certo? Assim, responda aos pensamentos de “não tenho tempo”, “não quero ir hoje” ou “estou muito cansado” com a seguinte frase: “Paciência. Não tenho como não fazer meu exercício hoje”.

Barreiras psicológicas normalmente vem sob forma de pensamentos sabotadores como “Por que eu tenho que fazer isso?” ou “É muito esforço para emagrecer tão lentamente, não vale a pena”. Encontre e escreva para si mesmo boas respostas para essas armadilhas mentais. Além disso, estratégias práticas como incluir um amigo ou um personal trainer na sua rotina ou ouvir músicas ou falar no telefone enquanto caminha podem tornar este momento mais agradável e aumentar a probabilidade de você aderir aos treinos.

Aos poucos, a percepção de que você consegue se manter na rotina funciona como um elemento de um círculo virtuoso: quanto mais você se vê capaz de fazer, mais os exercícios se incorporam ao cotidiano e mais fácil será manter a rotina. Focalize o seu progresso.

Por último, não se esqueça de se elogiar. Mesmo que você tenha feito só um pouco, todos sabemos o quanto foi difícil. Por ter vencido suas barreiras,você merece todos os elogios do mundo!

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146)









COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem