CORPO

05/09/2014
Calorias que vem do álcool

Quantas calorias você ingere sob forma de bebidas alcoólicas toda semana? Beber ou não é uma decisão pessoal. Mas essa decisão precisa levar em conta o peso destas calorias no seu planejamento alimentar. Se você deseja incluir álcool na sua dieta, é preciso planejar a contabilidade destas calorias.

Infelizmente, a cada grama de álcool, você leva de brinde 7 calorias. Isso sem contar os outros componentes do drink, que também podem ser bem engordativos! Um copo de bebida alcoólica, muitas vezes pode ser duas vezes mais calórico do que a mesma quantidade de pão ou massa. A mensagem aqui é que a conta tem que fechar... e que o álcool tem que entrar nessa conta!

É importante decidir, a cada vez, se irá beber e quanto irá beber. Caso contrário, provavelmente beberá em excesso. Pergunte a si mesmo: “Como eu quero distribuir minhas calorias essa noite? Seria melhor comer sobremesa em vez de beber?”. Formule um plano e teste para ver se ele funciona para você. Além disso, o álcool pode contribuir para você tomar decisões menos racionais acerca da comida. Petiscos para acompanhar uma cervejinha, mais um pãozinho para tomar junto com o vinho...

Qualquer decisão acerca do álcool deve considerar os seguintes aspectos: (a) não coma em menor quantidade para compensar o hábito de beber; (b) planeje antecipadamente; (c) Calcule, com antecedência, as calorias da bebida escolhida; (d) impeça que o álcool contribua para a desregulação do hábito alimentar.

Por último, quando você beber, perceba e aproveite. Beba devagar para que dure bastante. Outra dica é revezar uma bebida alcoólica com outra que não contenha álcool. Essa é uma boa forma de evitar a tentação de perder o controle do número de chopes.

Dra. Aline Sardinha: Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).







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