CORPO

24/11/2014
A Dieta das Metas

Achou que ia descobrir a nova dieta hit do verão, não é? Peguei você! Mas que bom que você clicou... Na realidade, este texto é exatamente para você que está atrás de uma nova dieta que resolva de vez dos quilinhos a mais. A má notícia é que, como você já deve estar desconfiando, não tem nenhum truque mágico que resolva esse problema. Meu objetivo com esse texto é exatamente te ajudar a lidar com isso sem desespero e sem se meter em outra dieta furada!

O termo dieta significa um tipo de regime alimentar temporário que deve ser seguido em função de alguma restrição ou objetivo de saúde. Por isso, quando pulamos de uma dieta para outra, estamos transformando algo que deveria ser temporário em permanente. Na verdade, saudável seria se tivéssemos uma alimentação balanceada e não uma sequencia de dietas permanentemente em nossas vidas.

Por isso, gostaria de propor que comecemos aqui com o que eu chamo de dieta das metas. Quantas recomendações de alimentação saudável você conhece e simplesmente não aplica ao seu dia a dia? Escolha uma. Escolheu? Por exemplo: Fazer seis refeições por dia. O que você precisaria organizar na sua rotina para introduzir e manter para sempre esse comportamento na sua rotina alimentar? Considerando isso, essa é uma meta é fácil, média ou difícil de implementar?

A dieta das metas consiste em pensar, em uma meta fácil, uma meta média e uma meta difícil de alimentação saudável a ser implementada e colocá-las em prática. Primeiro a fácil, depois a média e, em seguida, a difícil. Quando terminar, podemos pensar em novas metas.

Não é criação minha... A lógica aqui é obvia: qualquer melhora na sua alimentação já é um passo importante em direção à sua saúde. Porém, desconfio que você não concorda exatamente com o que eu acabei de dizer, não é mesmo? Se você vive trocando de uma dieta pra outra, provavelmente acredita em soluções radicais, definitivas e que promovam resultados no curto prazo. Posso dizer com bastante certeza que esse pensamentos tudo ou nada não está te ajudando a emagrecer...

Na medida em que você for melhorando cada um desses aspectos do seu comportamento alimentar, pode ir se colocando novos desafios. Como se você estivesse passando de fase no videogame... Até alcançar uma alimentação que atenda aos seus objetivos de saúde. Você tem alguma dúvida que esse é o melhor jeito de mudar de forma consistente e, para sempre?

Por isso, vamos deixar a esperança de um milagre de lado e mãos à obra. Quais serão suas metas para a próxima semana?

Dra. Aline Sardinha – Psicóloga Clínica e Coach (CRP:34.146)





COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem