MENTE

03/12/2013
Deixe para amanhã o que você não precisa decidir hoje

Você precisa encontrar a solução para um problema importante no trabalho ou tomar uma grande decisão e não tem ideia do que fazer? Durma! Uma boa noite de sono pode te ajudar a pensar melhor. Apesar de dormir quando se precisa resolver um problema não parecer ser a solução mais adequada à primeira vista, há muito a neurociência e a psicologia já demonstraram que uma boa noite de sono contribui para o processo de tomada de decisão.

Isso ocorre porque nosso cérebro consegue pensar sobre muito mais coisas do que podemos perceber na tela da nossa consciência. Por exemplo, você não precisa prestar atenção conscientemente à posição dos seus pés enquanto caminha, mas é claro que o seu cérebro está calculando todos os detalhes necessários para cada passo.

Em função da capacidade limitada da nossa atenção, a dificuldade em decidir talvez seja devida ao fato de não conseguimos dar conta de todos os elementos necessários para chegar à conclusão desejada. Ao pensarmos sobre uma situação, estamos conscientemente lidando com um número determinado de elementos e possíveis soluções. Mas o cérebro pode estar percebendo muito mais! Assim, quando paramos de deliberadamente pensar sobre algo, permitimos que nosso cérebro tenha tempo para processar todas as informações relativas àquela questão, compará-las com situações anteriormente vividas e testar novas combinações de soluções. É possível que, em algum tempo, quase como mágica, você tenha uma boa e criativa ideia!

Deixar para decidir no dia seguinte ainda tem uma vantagem adicional: poder contar com os processos de organização de informações e memórias que acontecem durante o sono. Dessa forma, na medida em que o cérebro vai reorganizando as informações do dia e as memórias já armazenadas, é possível que surja uma nova forma de ver a situação. Por isso, ao invés de perder o sono pensando sobre o que fazer, relaxe e vá dormir. Suas chances de sucesso podem ser muito maiores!

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).






COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem