SEXUALIDADE

21/01/2014
Quando ele falha

Primeiro encontro, terceiro encontro, casamento longo... Não importa o momento. Quando o homem falha, a crise paira. Dúvidas, frustração, ansiedade, ciúmes e outros passam pela cabeça dele e dela como um turbilhão. O que isso que dizer? Será que o relacionamento está ameaçado? Foi algo que ela fez de errado? Ou ele não a deseja mais? Como conversar sobre o assunto? Principalmente... O que fazer?

Muitos motivos podem estar por trás da dificuldade de ereção masculina. Entretanto, antes de começarmos a investigar as causas do "problema" e pensarmos em como tratá-lo, vale se perguntar primeiro: será que existe, de fato, algum problema? Você, mulher que está lendo este texto, alguma vez já foi para a cama sem estar exatamente no auge da vontade de transar? Ou já se flagrou nervosa durante o sexo pensando se ele viu suas celulites? Se você fosse um homem, nesses momentos, possivelmente ia ter alguma diminuição da ereção. Uma das vantagens de ser mulher, se podemos assim considerar, é que nossas oscilações de desejo e excitação não são tão visíveis... e por isso, menos passíveis de julgamento e questionamento por parte do parceiro.

Gostamos de acreditar que os homens tem ereção fácil e inabalável, estão sempre dispostos e cheios de energia. Isso é um mito. Assim como todos os seres humanos, os homens estão sujeitos a oscilações, cansaço, preocupações e indisposições. Para complicar, também gostamos de acreditar que não existe meia ereção. Ou seja, que se o homem está com vontade, a ereção deve acontecer rapidamente e se manter em 100% ao longo de todo o ato. Isso complica a vida de todos, porque homens e mulheres, ao perceberem uma ereção 90%, normal, imediatamente começam a lidar com ela como se fosse o prenúncio do caos. O homem fica ansioso, com medo de perder o último fio de esperança, o clima esfria, a tensão paira no ar e, agora sim, temos uma brochada completa!

Por questões fisiológicas, a ansiedade e o estresse são estados biológica e psicologicamente incompatíveis com o tesão. Imagine um homem das cavernas tentando se salvar de um leão. De que serviria uma ereção neste momento? Mesmo que ele cruzasse com a mulher das cavernas mais desejada do pedaço? A natureza é sábia e se organiza bem para usar seus recursos nos momentos adequados. Assim, se ter ou não uma ereção passa a ser uma preocupação mais assustadora do que enfrentar um leão, já podemos imaginar o que vai acontecer. Por isso, vale se perguntar se a melhor estratégia quando o seu homem falha é transformar a cama de vocês em uma savana africana.

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).






COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem