TRABALHO

25/07/2014
Insegurança pode ser problema de memória

Hoje em dia, cada vez mais, as carreiras acabam sendo repletas pela presença constante de novos desafios profissionais. Novo trabalho, novas funções, novos medos... Será que eu vou dar conta? Atire a primeira pedra quem em nunca se fez esta pergunta. A reflexão que eu proponho hoje é a seguinte: podemos estar preparados sem nos sentir preparados? Podemos ser competentes sem nos sentir competentes? Seres humanos tem o hábito de acreditar que o que eles sentem é verdade. Às vezes é mesmo, mas nem sempre. Quer um exemplo? Medo de barata. Mesmo quem tem fobia de barata sabe que elas não são tão perigosas assim, não é mesmo?

É possível ter habilidades e ainda assim se sentir inseguro na hora que precisa colocá-las em prática. Principalmente para aquelas pessoas que avançam muito rapidamente na carreira, a insegurança é um sentimento comum. Na verdade, a sensação subjetiva de segurança vem da repetição, da familiaridade. Se eu já fiz algo milhares de vezes, me sinto mais seguro. Da mesma forma, costumamos reagir com insegurança diante de novidades, desafios e cenários profissionais em constante mudança.

Digamos que eu acabei de terminar um curso numa área técnica ou um MBA e preciso colocar esses conhecimentos em prática. É claro que eu tenho esses conhecimentos. Eu fiz o curso, estudei, tem inclusive um papel certificando que eu sei um monte de coisas. Eu só não tenho experiência de ter aplicado esse conhecimento antes. Nessas situações, é natural se sentir inseguro. É fundamental lembrar, entretanto, que esse é um daqueles momentos em que a insegurança é muito mais um problema de memória (ou falta de memórias de ter feito aquilo antes) do que efetivamente uma realidade sobre o quanto alguém é competente ou não.

A segurança só virá com a prática e a repetição. Não se deixe abater. Encare o desafio e deixe para tirar conclusões sobre a sua capacidade depois de ter feito.

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).





COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem