VIDA

19/02/2013
Inveja boa

Inveja é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem, o que por vezes gera o desejo de ter exatamente o que é de alguém. A inveja foi condenada pela história e pela sociedade, sendo considerada um pecado capital ou mesmo uma falha de caráter.

Entretanto, cientistas americanos demonstraram recentemente que a inveja pode ser benéfica para quem a sente. A inveja boa pode ser motivadora se a pessoa com que nos comparamos com a pessoa certa. Se o objeto da nossa inveja for alguém cujo sucesso percebemos como merecido, e que parece estar apenas um pouco à nossa frente, a inveja pode ser uma grande fonte de motivação. A inveja passa a ser o motor que nos move a percorrer o mesmo caminho em busca dos nossos objetivos.

Estudos mostram ainda que, movidos pela comparação com colegas cujo desempenho era invejado, estudantes de graduação dos Estados Unidos tinham suas capacidades criativas e de solução de problemas potencializadas em testes mentais. Podemos ser inspirados pelo sucesso dos outros à nossa volta. Na verdade, por que não deliberadamente usar as comparações que fazemos o tempo todo entre nosso desempenho e o dos outros em volta como fonte de motivação? Se alguém chegou onde eu gostaria de chegar, que caminhos foram percorridos? Como os meus sentimentos por essa pessoa podem me fazer chegar até lá? Da próxima vez que sentir inveja, talvez valha a pena usá-la a seu favor.

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach
(CRP/05:34.146)









COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem