VIDA

25/11/2013
Caso ou compro uma bicicleta?

Caso? Compro uma bicicleta? Saio deste emprego e abro um negócio? Aceito a promoção para Hong Kong? A vida é mesmo cheia de dilemas... e cada dia mais. Antigamente, as mudanças na vida, o número de opções e possibilidades eram menores. Era provável conhecer alguém que nunca se mudou, teve apenas um casamento ou que trabalhou na mesma empresa a vida toda.

Hoje em dia isso é bem menos comum. Mudanças são inevitáveis e estabilidade acaba sendo, muitas vezes, confundida com acomodação. Por isso, nosso assunto de hoje é como lidar com essa necessidade constante de tomar grandes decisões... e rápido! Não temos tempo para nada, muito menos para pensar e refletir longamente antes de dar uma resposta.

A primeira coisa que temos que considerar aqui é que isso será, necessariamente, um fator de estresse. Não se engane. Não é possível ter que mudar e se adaptar sem que isso gere estresse. A definição de estresse é exatamente um conjunto de reações que ocorrem quando o corpo tem que se adaptar.

Entretanto, se estressar não significar sucumbir a todos os malefícios do estresse nem ser paralisado pelo medo. Tomar decisões é difícil e a ansiedade é apenas parte do processo. Portanto, não se assuste nem se sinta menos preparado apenas porque está experimentando ansiedade. Estresse e ansiedade, em doses adequadas, até ajudam na tomada de decisão.

Outro aspecto que eu observo na minha clínica como um dos principais fatores que fazem as pessoas paralisarem diante de uma decisão é a crença de que se precisa ter certeza antes de escolher. Agora eu pergunto: como vamos saber o que é será melhor antes de experimentar? E depois de tomar a decisão, como poderemos saber se o outro caminho teria sido melhor? Nunca saberemos.

Essas são, assim, perguntas sem resposta. Porém, nem por isso deixamos de nos fazê-las. O que podemos minimizar, contudo, é o tempo que gastamos tentando encontrar essas respostas impossíveis para as muitas perguntas que nos fazemos ao ter que decidir. Não se iluda. Qualquer sensação de segurança ou certeza ao tomar uma decisão é apenas uma ilusão.Por isso, apenas decida.

Dra. Aline Sardinha: Psicologa Clínica e Coach (CRP:34.146)






COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Oi Aline, Gostei muito do seu site. Reportagens curtas, objetivas e claras. Gostoso de ler. Parabéns.
Por: CLAUDIA LUCIA BARROS DE CASTRO - Em: 23/03/2014 - 12:16:25
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem