VIDA

02/06/2014
O que te faz feliz?

O que te faz feliz? Essa não é uma pergunta fácil. Em primeiro lugar, ser feliz é o mesmo que estar feliz? Algumas teorias sobre a felicidade dizem que ser feliz é, na realidade, uma coleção de momentos de felicidade. Assim, seria feliz aquele que estivesse feliz, mais vezes. Não existiria, portanto, a possibilidade de ser “feliz para sempre”.

Outras teorias colocam que ser feliz é consequência de uma avaliação mais racional sobre alguns aspectos da vida como vida profissional, bens materiais, vida familiar e vivência social. Por outro lado, estudos mais modernos mostram que existem fatores que as pessoas consideram ao responder se são ou não felizes e que estes fatores podem ser determinados pela cultura em que esta pessoa vive.

Em culturas onde o indivíduo é muito valorizado, a quantidade de vezes que alguém experimenta emoções positivas é considerado um bom termômetro do nível de felicidade. Entretanto, em culturas em que o grupo social é muito valorizado, a sensação de pertencer e ser aceito pela sociedade parece ser determinante para o sentimento de felicidade.

Por exemplo, ser religioso aumenta a felicidade apenas nas culturas em que isso é um comportamento considerado desejável e isso tem mais impacto nas culturas em que o grupo é mais valorizado do que o indivíduo. Da mesma forma, nas culturas em que o indivíduo se sobrepõe ao grupo, a felicidade está mais ligada a situações que produzam emoções positivas, como status social, entretenimento, relacionamentos amorosos e amizades.

Ser feliz é o grande desafio do século XXI. Mas como alcançar a felicidade? Antes de buscar a tão sonhada felicidade, precisamos saber, para cada um de nós, o que isso significa. O que é felicidade para você?

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).









COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem